segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Atuação do Pilates na dor na coluna lombar



A lombalgia (dor na região da coluna lombar) é um dos problemas mais comuns da sociedade moderna. Nos Estados Unidos da América, a lombalgia é a causa mais frequente de incapacidade física para o trabalho em pessoas com menos de 45 anos. A dificuldade de prevenção e tratamento da lombalgia é devido sua causa ser multifatorial e também porque muitas causas ainda são desconhecidas, frequentemente, está associada aos sedentarismo. Na lombalgia há uma incapacidade de estabilização da coluna vertebral causada pelo desequilíbrio dos músculos extensores e flexores do tronco.
O método Pilates, desenvolvido por Joseph Pilates no início da década de 1920, tem como base o conceito de contrologia, que segundo ele é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. A maioria dos ecercícios do método Pilates são executados na posição deitada, tendo assim diminuição do impacto nas articulações de sustentação do corpo na posição ortostática (em pé). O programa de reabilitação basicamente inclui exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, bem como de flexibilidade da coluna.
Kolyniak, Inélia E. G. G.; Cavalcanti, Sonia M. B.; Aok, Marcelo S. Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates. Rev. Bras. Med. Esporte. São Paulo, v. 10, n. 06, nov-dez 2004.