segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Massagem


Quem nunca fez ou recebeu uma massagem?
Ela é muito utilizada pelos fisioterapeutas por seus efeitos benéficos para vários problemas.
A palavra massagem deriva de diversas raízes, do grego massein, traduz-se como amassar. O homem utiliza a massagem como recurso terapêutico desde os tempos pré-históricos.
A massagem pode ser definida como compressão metódica e rítmica do corpo, ou parte dele. As diversas técnicas da massagem tem como objetivo promover alívio do estresse gerando um relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir edema (inchaço), prevenir deformidades e promover a independência funcional em um indivíduo que tenha um problema de saúde específico.
Os efeitos exercidos pela massagem são locais no segmento massageado, mas também tem ação reflexa. A massagem promove relaxamento muscular local e geral, alívio da dor, aumento de circulação sanguínea e linfática, aumento da nutrição tecidual, aumento da mobilidade articular, descolamento e remoção de secreções pulmonares, estímulo de funções viscerais (funcionamento dos orgãos do corpo) e auxílio na penetração de fármacos.
Como podemos ver, a massagem é algo bom, mas deve ser aplicada com conhecimentos específicos da anatomia e fisiologia humana.
Por hoje é isso, até mais!!!
GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia Dermato-Funcional - Fundamentos, Recursos, Patologias. Ed. Manole. 3ª ed. Barueri, 2002.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Fisioterapia estética


A fisioterapia estética, recentemente nomeada como fisioterapia dermato-funcional, está cada vez mais em evidência. A área da Fisioterapia dermato-funcional é responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar (mais especificamente, pele) como um todo, incluindo alterações superficiais da pele, mantendo e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida. A está área, a fisioterapia pode atuar em diversas patologias: fibro edema gelóide (popularmente conhecida como celulite), estrias, obesidade, lipodistrofia (gordura localizada), no pré e pós-cirurgia plástica estética e reparadora, flacidez, cicatriz hipertrófica e quelóide, queimaduras e linfedema. Os fisioterapeutas que trabalham neste ramo, tem na literatura científica embasamentos para sua atuação justificando a escolha dos recursos utilizados nas patologias (doenças).
MILANI, Giovana Barbosa; JOÃO, Silvia Maria Amado; FARAH, Estela Adriana. Fundamentos da fisioterapia dermato-funcional: revisão de literatura. Fisioterapia e Pesquisa, v. 13, n. 1, 2006, pg 37-43.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Importância da Fisioterapia

Quase todas as pessoas valorizam a habilidade de viver da forma mais independente possível. Os pacientes, em geral, buscam o serviço de fisioterapia ou são encaminhados à ele por comprometimentos físicos que interferem no desempenho das atividades necessárias ou importantes para eles. A fisioterapia tem como objetivo principal melhorar ou restaurar a função de um indivíduo ou prevenir disfunção.